Inicialmente, este blog era apenas para ser um depósito de atividades das TICS, todavia, ele foi crescendo desenfreadamente e hoje parece ter vontade própria, não se contenta em exibir apenas o meu profissional. Expõe-me de tal forma que nem se eu quizesse conseguiria me esconder, mas confesso, amo toda esta exposição, pois já não sou capaz de descrever seu conteúdo, tamanha é a sua diversidade. Desta forma, explore-o...
domingo, 24 de outubro de 2010
sexta-feira, 20 de agosto de 2010
Avaliação - Melodias
Costumo dizer que minha vida é pautada por fragmentos musicais, ou seja, para cada momento há sempre uma melodia que o ilustra. E com o curso das TICs não poderia ser diferente. Inicialmente a melodia era “isso me dá tic tic nervoso/ tic tic nevoso/ tic tic nervoso”.Era um clamor constante:
Professora, por favor, como faço agora?
Professora, olha só... não deu certo!
Ah, desisto!
Professora, ajuda aqui!
Em meio a esse tormento, a professora se desdobrava em dez para conseguir auxiliar a todos. Às vezes, se mostrava cansada e um pouco intolerante se limitando apenas a respostas do tipo:
Leu a apostilinha?
É só olhar lá na apostilinha!
Gente, não precisa ter medo de mexer!
Com isso, ficávamos irritados e, por vezes, sentimos vontade de nos retirar do laboratório – desistir do curso. Nesse momento, a minha melodia era “vai dar tudo certo/ vai dar tudo certo/ se a gente colocar a nossa fé em ação/ vai dar tudo certo”.
Ao longo do curso, sempre participei das atividades como abertura de g-mail e blog (esse foi o meu segundo blog, então não tive dificuldade alguma em abrí-los), pesquisas, produções textuais, apresentações com slides, elaboração de tabelas e, por fim, esta auto avaliação.
No início do curso, estava bem empolgada, pois já havia feito o curso uma vez e tinha gostado muito, no entanto, quando me vi fazendo um curso na área de informática, praticamente só na teoria e ainda uma vez por mês, fiquei decepcionada e penso que com isso, não tinha ânimo para vir a ele, ainda assim, continuei frequentando, realizando e participando das atividades, pois não sou o tipo de pessoa que desiste fácil.
Tive algumas dificuldades, como sempre, em realizar postagem com link no blog. De vez em quando ainda dou umas barberadas mas isso é questão de prática. Nos debates, ainda tenho muitas dúvidas e, continuo sem saber como se participa, como faço para falar com o professor... essas coisas.
O que mais me chamou a atenção foi o tempo que levamos para realizar o curso, achei que houve um espaço muito grande entre um encontro e outro, isso fazia com que cada vez que vínhamos aqui era como se fosse nossa primeira vez – tínhamos esquecido quase tudo. Quanto às sugestões, penso que seria bom se houvesse um computador para cada professor, agilizaria mais as atividades.
Agora, a melodia do momento é “estou feliz/ como estou feliz/ vou cantar...”.
quarta-feira, 18 de agosto de 2010
Uma história de amor para viver
Educação do Campo – cultivando princípios, conceitos e práticas
Ultimamente, a sociedade tem observado o surgimento e a estruturação de ações que reivindicam os direitos educacionais dos trabalhadores rurais num movimento denominado “Educação do Campo”.
Este conceito não só é novo por estar em processo de construção como também por dele fazer parte protagonistas que antes não haviam entrado em cena – os trabalhadores rurais. Em função destes protagonistas é que a concepção de educação e o conceito de educação do campo possuem ligação direta com os conflitos no meio rural brasileiro em razão dos conflitos de interesses econômicos e sociais. Esta concepção não deve ficar restrita ao currículo metodológico interno da escola ainda que necessite ocupar-se dela. Leia mais...
quinta-feira, 6 de maio de 2010
Atividade 1- Dos sonhos aos ares
Quando ouvimos falar em tecnologia logo imaginamos os últimos lançamentos, dificilmente nos recordamos que os nossos eletrodomésticos mais antigos ou mesmo a simples vassoura de pelo são tecnologias.
O vídeo Dos sonhos aos ares, tem início com a exibição de fotos dos mais renomados pensadores, dentre eles, Albert Stein, este, como sabemos fez inúmeras tentativas até descobrir a Lei da Graviddade, a seu exemplo, Santos Dumont também realizou grandes criações até chegar ao 14 Bis.Com a Informática, não poderia ser diferente, se compararmos os primeiros computadores com os atuais, veremos que aquele provérbio de que “é nos menores frascos que estão os melhores perfumes”, se aplica também à ela, pois enquanto as primeiras máquinas tinham tamanhos desproporcionais e uma capacidade limitada, as atuais são minúsculas, no entanto, com capacidade bem maior.
Com a evolução da tecnologia vem a praticidade e a comodidade e junto a estas, as preocupações, pois ao mesmo tempo que facilita as investigações dos crimes, já prejudica o combate destes, sem contar que dificulta a relação familiar.
A informática tem sido muito prática, pois além de facilitar a Educação à distância e a comunicação, tem gerado empregos diretos e indiretamente. Com relação à internet, inúmeras vezes tive necessidade de utilizá-la seja para pesquisas, envio de correspondência, para realizar campanhas beneficentes, etc.