Que não é uma tarefa fácil desenvolver uma prática pedagógica integradora, contemplando os conteúdos curriculares, as competências, as habilidades e as diferentes tecnologias, nós sabemos, mas sabemos também que não é impossível, pois se assim o fosse, não teríamos exemplos de países que tem um ótimo desenvolvimento educacional. Assim, penso que seria necessário que o educador estivesse aberto às mudanças e, considerasse o cotidiano do educando, que a partir desta vivência, estivesse trabalhando, através das tecnologias, o que pede a proposta curricular ou outro parâmetro em uso.
Acredito que, enquanto insistirmos em partir do conhecimento macro não teremos êxito em nosso ensino e aprendizagem, porque para o educando, às vezes o macro é muito abstrato , o ideal é partirmos do micro em direção aquilo que lhe é mais distante, porque aquilo que nos é familiar, assimilamos com facilidade e isso nos empolga para querer ir adiante, contudo, o que não é do nosso meio é de difícil assimilação, o que gera a ausência de disposição para prosseguir na busca do conhecimento.
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