"Não desista enquanto você ainda for capaz de fazer um esforço a mais. É nesse algo a mais que está a sua vitória." Roberto Shinyashiki

domingo, 17 de abril de 2011

Conhecendo uma Experiência

Como o atual tema gerador de nossa escola é O homem e a natureza, pensamos em conhecer uma prática voltada para esta temática, assim, optamos por analisar uma aula em que trabalhasse de forma dinâmica, prática, atrativa, eficiente, interativa e, de certa forma, lúdica a questão do lixo e que envolvesse áreas distintas como, por exemplo, a área de códigos e linguagens e ciências naturais.
Nesta aula, as estratégias são as mais variadas possíveis (rodas de conversas, confecção de cartazes, pesquisas na internet, acessos a vídeos, confecção de lixeiras, produção de texto, divulgação de ideias, jogos educativos on line e apresentação cultural). Com estas estratégias e com estes recursos, os alunos interagem entre si e com o mundo virtual, pois cada etapa possui como suporte o recurso que para os nossos educandos é a tradução real do que é importante – o estar plugados com o mundo (e eles têm razão), para nós é o método mais eficaz de conseguirmos atraí-los para discutir e repensar questões tão polêmicas quanto importantes. Para tal, combinamos trabalhar todas as etapas desta aula que serão desenvolvidas nas aulas de Ciências, Informática, Língua Portuguesa e Arte.
Quanto ao processo avaliativo, já utilizamos a avaliação contínua e reflexiva, nesta, observamos e registramos as possíveis dúvidas, dificuldades apresentadas pelos alunos e também o seu desenvolvimento no assunto. Desta forma, podemos também perceber se os objetivos foram alcançados pela turma e se há necessidade de reforçar alguns pontos para efetivar a assimilação dos alunos à temática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário